24 de jun. de 2013

Anticoncepcional Faz Mal Para A "Amamentação"

Anticoncepcional Faz Mal Para A "Amamentação"Pílula anticoncepcional afeta a amamentação

Sabia que a mulher que amamenta não menstrua?

Entretanto, isso não significa que não há risco de engravidar nesse período.

Aliás, isso é mais comum do que se pensa e um simples descuido pode fazer com que a mamãe de primeira viagem, que está cuidando de um bebê em casa acabe ficando grávida novamente.

Para não correr esse risco é preciso se prevenir utilizando métodos contraceptivos.

A pílula é um deles. Entretanto, muitas mulheres têm dúvidas se o medicamento pode prejudicar a amamentação.

O Dr. Achilles Cruz, especialista em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo esclarece algumas questões.






Leia Também:
Manchas Durante A "Gravidez": Como Trata-las?
Medicamentos Antidepressivos Muda A Sua "Personalidade"
Alimentos Que Você Come Que São "Drogas"

Quanto tempo após dar à luz a mulher pode começar a tomar pílula? 

A mulher que amamenta pode iniciar o uso da pílula só de progestagênio (Nactali) seis semanas após o parto. No caso das não lactantes o início pode ser imediatamente após o parto. 

O medicamento prejudica a amamentação? 

A pílula só de progestagênio não prejudica a amamentação, pois não afeta a quantidade ou a qualidade do leite materno, como ocorre com as pílulas combinadas (contêm estrogênio na formulação).
Com a chegada do bebê a mulher pode sentir menos vontade de manter relações com o marido (seja porque está vivendo uma nova fase que exige mais dela, mais cansaço, ansiedade). O uso de pílula pode prejudicar ainda mais a libido? Nesses casos, o que fazer? 
Não existem evidências consistentes demonstrando impacto negativo da pílula só de progestagênio na função sexual.

A diminuição da libido observada em algumas mulheres nesta fase está mais relacionada à própria condição da maternidade, onde a atenção da mulher está voltada quase que exclusivamente ao bebê.

Qual o tipo de pílula indicada para mulheres que acabaram de ter filhos? 

Anticoncepcional Faz Mal Para A "Amamentação"Se a mulher estiver amamentando a única pílula anticoncepcional recomendada é a pílula só de progestagênio.

As pílulas convencionais (combinadas) são contraindicadas devido ao efeito desfavorável na produção do leite materno.

Outros métodos anticoncepcionais só de progestagênio como o injetável trimestral e o implante subdérmico, assim como o DIU de cobre ou o DIU hormonal também podem ser adotados por mulheres no pós-parto que estejam amamentando.

A mulher que acabou de ter filho, mas que não amamenta pode usar diferentes métodos contraceptivos de acordo com o perfil individual e o tempo decorrido desde o parto.

Neste caso, o médico responsável poderá orientar a melhor opção para cada mulher. 
Antigamente, dizia-se que era mãe ou pais “temporão” quem tinha filho a partir ou acima dos 30 anos. E hoje está ficando comum ter filho depois dos 30. Ainda existe essa história de filho de pais temporões? 
Atualmente, devido ao papel mais ativo das mulheres na sociedade, indo para as universidades e disputando espaço no mercado de trabalho há uma tendência delas engravidarem cada vez mais tarde. Muitas vezes o primeiro filho só ocorre após os 35 anos de idade.

Entretanto, do ponto de vista médico, a idade ideal para a primeira gravidez vai dos 20 aos 30 anos.

Após os 35 anos, a fertilidade começa a declinar e aumentam os riscos da mulher gerar um bebê com Síndrome de Down ou de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão na gravidez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário