Gripe, resfriado e dengue: quais as diferenças
Com a chegada do outono e aproximação do inverno, é comum aparecerem os sintomas como dor de cabeça, febre, dor muscular e cansaço.Esses sinais são ainda mais frequentes entre pessoas que ficam em locais fechados e abafados.
Na hora de investigar a causa do problema, surgem dúvidas como: será que é gripe, resfriado ou dengue?
Saiba mais sobre o assunto e veja quais as diferenças entre gripe, resfriado e dengue logo abaixo.
Diferenças entre gripe, resfriado e dengue
De acordo com especialistas, o resfriado atinge principalmente as vias aéreas superiores (nariz, faringe e laringe) e raramente provoca febre.Já a gripe pode atingir as vias aéreas inferiores (traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos).
A dengue manifesta sintomas por todo o corpo, mas não há comprometimento do sistema respiratório como tosse, dor de garganta, coriza e catarro.
Os demais sintomas dessa doença podem ser ainda mais severos, dependendo da imunidade da pessoa, da idade e exposição ao vírus.
Gripes, resfriados e dengue
No caso da dengue, se o individuo já teve contato com um sorotipo, pode apresentar sintomas ainda mais fortes ao se infectar por um dos outros três.Durante o período de inverno, os casos de dengue costumam diminuir, já que o mosquito Aedes aegypti precisa de calor e umidade para se proliferar.
O resfriado é provocado pelo rinovírus e outros cinco grupos. Já a gripe é transmitida pelo vírus influenza A, B ou C.
Todas a vezes que o indivíduo é exposto a um tipo de vírus, fica imune a ele. Porém, o problema é que esses microrganismos sofrem mutações rapidamente, gerando uma quantidade grande de vírus diferentes, fazendo com que uma pessoa sofra gripes ou resfriados várias vezes ao longo da vida.
Os sintomas comuns ao resfriado, à gripe e à dengue surgem de forma menos intensa no resfriado, moderada na gripe e severa na dengue.
Além disso, é muito difícil diferenciar os sintomas de uma gripe comum com o de uma mais grave como a H1N1.
Sendo assim, a melhor forma de se prevenir é tomando a vacina anualmente que protege contra os três tipos de influenza que mais causam problemas e complicações.
A gripe, o resfriado e a dengue apresentam alguns sintomas em comum. Entretanto, elas possuem diferenças na intensidade e qualidade de algumas manifestações.
É importante ficar atento para os sinais de complicações quando a pessoa já está com o problema.
Caso existam dúvidas em relação ao diagnóstico, o mais indicado é procurar o médico para avaliar o caso e dar início ao tratamento medicamentoso.