Calçados apertados, com pico fino ou com salto alto costumam resultar neste problema.
Sobre o joanete
Uma pessoa que sofre com joanete assume uma carga no lugar do dedão. Este desvio acontece por causa da pressão dos calçados e faz surgir uma espécie de cabeça do osso sob o dedão.O processo da formação do joanete também resulta em uma bolsa de líquido, caracterizando assim a inflamação.
O médico consegue diagnosticar o joanete só de olhar os pés, mas em alguns casos ele pede um raio X para entender o ângulo irregular.
O joanete se desenvolve mais entre a população feminina. Pesquisas apontam que, a cada homem com deformidade na lateral do dedão, há 16 mulheres sofrendo com o problema.
Os sintomas de joanete são: pele avermelhada, inchaço, calo ossudo na extremidade do dedão do pé, dedão do pé virado em direção aos outros dedos e dores nas juntas.
Se o joanete não for tratado a tempo, o indivíduo pode apresentar complicações, como dor crônica no pé, deformidade no pé e pé chato. Em algumas situações extremas, é necessário realizar a cirurgia de joanete para se livrar de vez do problema.
Dicas e cuidados com o joanete
Confira a seguir dicas e cuidados com o joanete:• Existem sapatos que pioram o joanete, por isso é importante evitá-los e usar peças que se encaixam perfeitamente nos pés;
• Para prevenir joanete ou controlar as dores, é recomendado não usar salto alto com tanta frequência;
• Atividades que exigem esforço exagerado dos pés devem ser evitadas, como é o caso do balé;
O uso de alguns acessórios nos pés protege o joanete, como é o caso das almofadinhas de feltro, espuma ou separadores de dedos;
• O uso de palmilhas sob medida recomendadas por um ortopedista ajuda a aliviar o desconforto;
• Fazer repouso e aplicar compressa de gelo são formas de aliviar as dores do joanete;
• Para ficar em casa, é recomendado usar um sapato folgado e com sola macia;
• É necessário procurar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sinais de infecção, principalmente se o paciente tem diabetes;
• Uma consulta com o médico também é fundamental se o joanete está atrapalhando a realização de atividades rotineiras;
• Quando as dores são insuportáveis e nenhuma medida anterior resolveu o caso, é recomendada a cirurgia para remover o calo ossudo. O procedimento conta com anestesia local e o paciente se recupera totalmente em até 8 semanas.